Lisboa recebeu a primeira rede de estações de troca de baterias para bicicletas elétricas de Portugal. As novas estações fazem parte de um projeto-piloto que junta a Galp ao operador de manutenção de frotas de micromobilidade Boost Logistics e à startup Swobbee.

Ao todo são três pontos que funcionam num modelo de charging as a service (carregamento como um serviço), instalados nas áreas de serviço da Galp na Avenida da Índia e na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco e na Avenida Brasil num espaço cedido pelo Porto de Lisboa.

Nesta primeira fase, as três estações com tecnologia da Swobbee serão de uso exclusivo da Boost Logistics. No futuro, espera-se que a solução possa ser alargada ao público.

Tecnologia da Swobbee (Foto: Swobbee)

Este projeto-piloto pioneiro em Portugal vai permitir testar a tecnologia, avaliar a experiência de utilização e quantificar os custos de operação e as poupanças.

As estações de troca de bateria são modulares e acomodam um total de 20 baterias divididas por cinco gavetas. Para aceder ao serviço, é necessário ter instalada uma aplicação no smartphone. A troca da bateria descarregada por uma carregada é feita em poucos segundos.

Nos primeiros dois meses de operação, foram feitas 3500 trocas de baterias, o equivalente a 2,7 MWh de energia carregada.

Read More